Pesquisar este blog

sábado, 2 de dezembro de 2017

Atraia passarinhos para o seu jardim


Árvores frutíferas e bebedouros com água adocicada vão seduzir as aves para cantarem perto da sua casa.

A gaiola de pássaros vista pelo colecionador de aves vista a partir do ângulo de dentro

Quem mora em cidade grande tem que enfrentar o tráfego, poluição e outras mazelas que a metrópole oferece. Porém, apesar da rotina exaustiva, é possível criar um ambiente no próprio quintal para poder relaxar ao som dos pássaros, como se este espaço fosse um lugar isolado do mundo.

Ao invés de ficarem presos em gaiolas, os pássaros podem voar livremente pelo jardim. “Eles oferecem mais paz e calma ao ambiente, trazem a natureza mais para perto da gente”, diz a paisagista Aline Nascimento Belleza. Mesmo que a varanda seja minúscula, alguns detalhes podem atrair as aves para perto do quintal.

Frutas deixam o ambiente propício para que os pássaros visitem o lugar com frequência. “As aves adoram as frutíferas, como pés de romã e jabuticabeiras, por exemplo”, diz o paisagista Luiz Amarante.

Bebedouros também fazem sucesso, mas é preciso trocar a água todo dia para não acumular bactéria, é o que recomenda Aline. Água com açúcar ou misturar um pó composto por fórmula rica em vitamina e sais minerais atraem o bico do passarinho. “A água fica rosa e este é um alimento próprio para o beija-flor. Às vezes coloco este nutriente e eles viram fãs. As aves voltam sempre e consigo observar que estão engordando, pois estão se alimentando realmente”, diz a profissional.

Proteção – “Passarinhos sempre procuram uma árvore para se proteger, já que, na natureza, ele é sempre o predado e não o predador”, explica Amarante. Portanto, quando este tipo de ave busca um espaço para se alimentar, ele procura um lugar com muita vegetação para o caso de precisar se esconder rapidamente.

As preferidas dos pássaros – As flores das próprias frutíferas, como as da laranjeira, limoeiro e pitangueira, atraem as aves para as redondezas. Há alguns tipos de plantas que os passarinhos demonstram preferência. “As Russélias atraem muito os beija-flores, assim como também chama a atenção deles o Sapatinho de Judia, a Eritrina, a Escova-de-macaco-Vermelha, Trepadeira -sanguínea, Chapéu-de-mandarim, Grevílea-anã, Camarão-vermelho e Camarã-amarelo”, diz Aline. Já as Saí-andorinhas, de acordo com a profissional, gostam muito de plantas como a Embaúba.

A jabuticabeira, por causa de seu sabor adocicado e sua polpa suculenta, são uma das frutas prediletas dos periquitos, jandaias e tiês, segundo Aline. Para quem quer que as borboletas façam a festa no jardim, a paisagista indica a presença da flor Sávia-rosa. As cambacicas gostam muito de jasmim. Além de enfeitarem o ambiente, Aline garante que esses pássaros comem pulgão, que é uma praga comum que ataca as plantas.

De acordo com Amarante, quanto mais árvores, melhor. No entanto, se a casa não dispõe de espaço para plantar uma, vasos com plantas frutíferas também seduzem as aves. “É possível improvisar com pedaços de mamão na janela, os pássaros adoram. Sementes de girassol também convidam as maritacas”, afirma Aline.

Se a preocupação é de que pombos sejam atraídos junto com os passarinhos, Amarante garante que essas aves maiores não gostam de alimentos saudáveis. “Eles gostam de restos, assim como os ratos. Dificilmente você irá ver um dos dois comendo frutas”, afirma Amarante.

Fonte: Zap Imóveis - https:// revista . zapimoveis . com . br/ atraia-passarinhos-para-o-seu-jardim/  - postagem em 28/02/2013

Nenhum comentário: