Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Liderança - Dicas do Aprigio


Opinião é aquilo que você sustenta; convicção é aquilo que sustenta você - Instituto Haggai.

Nelson Aprigio

LIDERANÇA:

É importante que como líder você esteja convicto daquilo que acredita, ensina ou pratica.

Poderá ocorrer que na tomada de uma decisão tenhamos que fazer escolhas difíceis e que nos deixam em dúvidas a respeito de estarmos ou não no caminho correto. Entenda que podemos e vamos errar em algum momento. 

O importante é fazer três perguntas básicas:

• É correto?

Minha decisão viola alguma lei, regra , procedimento, política ou moral da empresa ou de uma pessoa?

• É justo?

Sou honesto na minha decisão, estou demitindo o fulano por falta de resultado ou questões pessoais? As minhas negociações são justas com o fornecedor/cliente ou tem interesse próprio onde apenas eu ganho?

• Pode se tornar público?

Como minha família, meus amigos e minha liderança reagiriam se soubessem da minha escolha/decisão? Teriam orgulho ou vergonha?

Todos os dias somos convidados a fazer escolhas, e até mesmo tentados com oportunidades de crescimento, resultado rápido e vantajoso. O fato é que lá na frente se não houver sustentação para este edifício que você construiu ele vai ruir.

Por isto, como líder construa tua carreira, relacionamentos e negócios, com muita sustentação; prefira o caminho honesto, longo, trabalhoso e difícil. 

Minha dica é: na dúvida, pare, consulte sempre quem já passou pelo mesmo caminho ou problema; fale com os náufragos; tenha um mentor ou orientador; escale o assunto se for necessário; procure alguém com maior autoridade; compartilhe a dúvida.

Isto lhe deixará convicto e lhe dará uma carreira sustentável. 

Ao final do dia: toda mudança começa em você.