Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Geremias do Couto sobre a fala de Marco Feliciano no evento Clama Brasil 2013

Pr. Geremias do Couto

Cabe, aqui, ainda, algumas considerações sobre o [ 1 ] vídeo da fala do Deputado Feliciano, que rendeu tantos comentários na postagem em que tratei do assunto. Ninguém discute o encontro do parlamentar com quem quer que seja em seu gabinete. Quando se faz a opção por um mandato, atende-se a todos.

A discussão foi em torno da fala do Deputado durante uma pregação. Diz-se que o vídeo foi editado. [ 2 ] Não percebi nenhuma trucagem. Os que o postaram no youtube (e foram diversos) extraíram apenas a parte que narra a história do encontro, porque era o que interessava quanto ao tema. Tudo o que possa ser dito antes perde a sua eficácia pelas heresias expostas naquele pequeno trecho. A retratação [ 2 ] só fez piorar as coisas, pois contradiz o que está no vídeo. Era melhor dizer: "errei".

Quanto aos argumentos de que Deus é soberano para agir como quiser, vale lembrar que ele agirá sempre de acordo com os princípios que ele mesmo estabeleceu. Não são as nossas experiências pessoais que normatizam a Palavra de Deus, nem mesmo aquelas de caráter bíblico, mas é a Palavra de Deus que normatiza as nossas experiências.

Todos os fatos narrados no AT e citados para justificar o que foi dito no vídeo precisam ser analisados à luz do contexto em que se deram e tendo em conta esses princípios. A ser assim, vamos aceitar que um cristão se case com uma prostituta só para servir de símbolo de alguma coisa no mundo espiritual, a exemplo de Oséias. Teremos de admitir que se ande nu pelas ruas, em protestos pelos pecados do povo, como fez Isaías. Concordaremos que não se coma nenhuma carne proibida por Deus no Pentateuco.

Outro ponto a considerar é que nenhuma força maligna, em nenhuma parte das Escrituras, foi usada por Deus com o propósito de proteção. Ele não precisa disso. São míriades de anjos ao seu dispor! Há, sim casos em que espíritos atuam, mas em ações especificas, para, momentaneamente, produzirem o mal (é só isso que eles sabem fazer) e que Deus, depois, faz com que contribuam para o bem dos que o amam. Mas proteção, nunca teremos, não precisamos e não queremos das forças do mal.

Por fim, é puro reducionismo ou desonestidade intelectual reduzir esse tema aos ditos cessacionistas. A maioria dos pentecostais que conhecem a Bíblia não crê nessa baboseira. Não aceita esse descalabro teológico. Não aplaude essa blasfêmia. Como também é reducionismo e desonestidade intelectual ver cessacionistas apenas entre calvinistas ou esquerdistas somente entre eles. Há cessacionistas e esquerdistas entre arminianos também. E há, ainda, esquerdistas entre neopentecostais e pentecostais. Ou nossa análise abarca tudo ou há alguma finalidade escondida em nossa exposição reducionista.

Por fim, causas justas, como os valores morais que defendemos, devem contar com ferramentas justas, legítimas e verdadeiras. Não somos daqueles que, como Maquiavel, acreditam que o fim justifica os meios.

domingo, 10 de novembro de 2013

Amizade de verdade é...


"Quem confia no Senhor está seguro" - Provérbios 29.25 b.

A amizade também é amor. Amor limpo, amor claro, amor que edifica. Não há interesse egoísta na relação entre amigos. Não há o contato em busca do benefício próprio baseado em avareza. Existe a troca de favores, sim, mas sempre naturalmente, sem maldade, sem o desejo mesquinho que ignora o fato de prejudicar o outro.

Às vezes, a troca de favores acontece por causa do desejo de ver o outro sorrir. Sem nenhuma dúvida, trazer alegria para a vida de alguém é o melhor dos favores. Nos sentimos muito mais felizes quando vivemos ao lado de quem quer o nosso bem-estar.

Tive um amigo por quase 50 anos, desde o terceiro ano escolar. Faleceu. Nós nunca precisamos cobrar presença um do outro. Não era conversa dia após dia, e nem presença diária um na casa do outro. Mas sempre tínhamos a ajuda mútua em horas necessárias e o compartilhamento de alegria em horas felizes. Graças a Deus posso dizer que tenho outras pessoas assim em minha vida! 

As pessoas que convivem conosco precisam ser especiais para nós. Se a relação não faz bem não é amizade. Não viva o tempo todo correndo atrás de quem se diz amigo. Não transforme seus dias em dias atrás de quem não demonstra interesse em ouvir você, saber sua opinião, saber o que pensa. Não se desgaste com pessoas que precisam de suas explicações porque não valorizam você o quanto merece ser valorizado e dão mais créditos em quem diz inverdades sobre você. Não use seu tempo com quem permite que o lado material fale mais alto que o emocional, toma atitudes analisando primeiro o interesse pessoal, analisa sua companhia pelo viés do seu poder aquisitivo. 

Tenho comigo a filosofia de proximidade e distância. Oferecer cordialidade para todos sempre, mas usando a questão de quem fica mais perto e quem permanece longe de mim. Aqueles que trocam calor, trago para minha presença e me esforço para estar perto deles.

Deixe tudo nas mãos de Deus. O Senhor é capaz de conduzir os seus passos e livrá-lo da companhia de pessoas vazias, os poços de falsidades e oportunismos. Confie no amor divino, e então as pessoas que o cercarão realmente serão muito especiais, gente com quem terá conversas francas, gente que o compreende, respeita, disposta a estender as mãos em momentos difíceis, que valerá a pena considerar amiga. Amizade que superará distâncias, perdurará através do tempo. 

O melhor amigo é o Todo-Poderoso, Ele oferece amizade sincera, transparente, relacionamento forte, nos entende até sem precisar conversar. Ele aponta o caminho do acerto quando admitimos nossos erros. Apenas nEle sempre encontramos o melhor para nós com a condição plena de nos transformar em pessoas melhores.

E.A.G.