Pesquisar este blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Amizade de verdade é...


"Quem confia no Senhor está seguro" - Provérbios 29.25 b.

A amizade também é amor. Amor limpo, amor claro, amor que edifica. Não há interesse egoísta na relação entre amigos. Não há o contato em busca do benefício próprio baseado em avareza. Existe a troca de favores, sim, mas sempre naturalmente, sem maldade, sem o desejo mesquinho que ignora o fato de prejudicar o outro.

Às vezes, a troca de favores acontece por causa do desejo de ver o outro sorrir. Sem nenhuma dúvida, trazer alegria para a vida de alguém é o melhor dos favores. Nos sentimos muito mais felizes quando vivemos ao lado de quem quer o nosso bem-estar.

Tive um amigo por quase 50 anos, desde o terceiro ano escolar. Faleceu. Nós nunca precisamos cobrar presença um do outro. Não era conversa dia após dia, e nem presença diária um na casa do outro. Mas sempre tínhamos a ajuda mútua em horas necessárias e o compartilhamento de alegria em horas felizes. Graças a Deus posso dizer que tenho outras pessoas assim em minha vida! 

As pessoas que convivem conosco precisam ser especiais para nós. Se a relação não faz bem não é amizade. Não viva o tempo todo correndo atrás de quem se diz amigo. Não transforme seus dias em dias atrás de quem não demonstra interesse em ouvir você, saber sua opinião, saber o que pensa. Não se desgaste com pessoas que precisam de suas explicações porque não valorizam você o quanto merece ser valorizado e dão mais créditos em quem diz inverdades sobre você. Não use seu tempo com quem permite que o lado material fale mais alto que o emocional, toma atitudes analisando primeiro o interesse pessoal, analisa sua companhia pelo viés do seu poder aquisitivo. 

Tenho comigo a filosofia de proximidade e distância. Oferecer cordialidade para todos sempre, mas usando a questão de quem fica mais perto e quem permanece longe de mim. Aqueles que trocam calor, trago para minha presença e me esforço para estar perto deles.

Deixe tudo nas mãos de Deus. O Senhor é capaz de conduzir os seus passos e livrá-lo da companhia de pessoas vazias, os poços de falsidades e oportunismos. Confie no amor divino, e então as pessoas que o cercarão realmente serão muito especiais, gente com quem terá conversas francas, gente que o compreende, respeita, disposta a estender as mãos em momentos difíceis, que valerá a pena considerar amiga. Amizade que superará distâncias, perdurará através do tempo. 

O melhor amigo é o Todo-Poderoso, Ele oferece amizade sincera, transparente, relacionamento forte, nos entende até sem precisar conversar. Ele aponta o caminho do acerto quando admitimos nossos erros. Apenas nEle sempre encontramos o melhor para nós com a condição plena de nos transformar em pessoas melhores.

E.A.G.

2 comentários:

Neiva Silva disse...

O sentido da palavra amigo é união, por isso uma verdadeira amizade só pode nascer onde há afeto. Só um amigo é capaz de nos corrigir sem nos magoar, pois ele nos conquistou de tal maneira que sabe fazer isso com autoridade de um amigo que tem um lugar especial no nosso coração. A verdadeira amizade não busca seu próprio interesse, “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Pv 17:17
Porém nunca se esqueça de um amigo sobremodo excelente (Jesus), olhe o que Ele nos diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” João 15:15

Espaço SayEco disse...

Ótimo conselho...Amei cada palavra!!! Deus o abençoe querido!!!